top of page
Buscar

Sobre psicoterapia online:

  • psicojuniorfaria
  • 16 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de abr. de 2024


Hoje em dia o celular substituiu o telefone fixo, a TV, o computador, o relógio, a câmera fotográfica, o rádio, o espelho, a carteira, o cartão do banco, os livros, etc. Para não ficar para trás, a psicologia precisou acompanhar essa tecnologia. No entanto, nem sempre foi assim. Houve um longo histórico para se chegar ao que temos hoje.


Como Surgiu?


Em 1995 houve uma expansão significativa da internet, onde se tinham milhares de novos usuários todos os meses. Com isso, a psicoterapia online começou a crescer. Observando esse crescimento da psicoterapia online, a APA (American Psychological association) anunciou uma declaração instruindo que os psicólogos que oferecessem serviços por qualquer meio de comunicação deveriam ter competência para este manejo, utilizar o código de ética profissional e prezar pelo sigilo. Alguns anos depois, o conselho federal de psicologia do Brasil passou a olhar com mais atenção para essa questão, e então foram surgindo novas resoluções para orientar como deveria ser a prestação desses serviços. De lá para cá, houveram algumas resoluções para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. A última delas foi em 2020, que dizia que a partir de março de 2020, em decorrência da pandemia do novo corona vírus, todos os psicólogos do Brasil podiam se cadastrar e fazer o uso de atendimento online sem ter a aprovação imediata do conselho.


A psicoterapia online percorreu um longo caminho para chegar ao que temos hoje. Não foi da noite para o dia, e houveram muitos estudos sobre os prós e contras dessa prática.

Ela é permitida pelo Conselho Federal de Psicologia e há fiscalização e orientação do profissional, assim como nos atendimentos presenciais.


Particularmente, acredito que a diferença maior é apenas na distância física entre psicólogo e paciente. No entanto, quando se tem um bom vínculo terapêutico, a distância física não é problemas. (Tenho pacientes que estão comigo a bastante tempo e dizem não se ver fazendo psicoterapia presencial na cidade deles, com outro profissional) rs.


Como grandes vantagens da psicoterapia online, posso citar:


  • Acesso a profissionais distantes

  • Não perder tempo de deslocamento até o consultório (logo, economia com deslocamento também)

  • Redução de atrasos e faltas (atrelados ao tópico anterior)

  • Eliminação de fronteiras (possibilidade de interagir com profissionais de qualquer lugar do mundo)

  • Possibilidade do profissional integrar mais materiais à psicoterapia (com ajuda do computador)

  • As técnicas usadas presencialmente podem ser aplicadas durante as sessões online, sem nenhum prejuízo ao paciente

 
 
Captura de tela_6-6-2024_144533_www.bing.com.jpeg

Telefone/ Whatsapp: (16) 97407-9045

Junior de Aguiar Faria

Psicólogo Clínico- CRP: 06/178302

bottom of page