top of page
Buscar

Toda terapia é feita por profissional da saúde?

  • psicojuniorfaria
  • 17 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2024

Muito cuidado com as chamadas terapias alternativas que tem ganhado tanto espaço ultimamente.

Há algum tempo atrás, era conhecido como terapia apenas o tratamento psicológico que os psicólogos fazem. Com isso, chamar a psicoterapia apenas de terapia, era comum (e é comum ainda hoje). No entanto, hoje em dia, procurar por terapia ou por um terapeuta nem sempre é sinônimo de encontrar apenas psicólogos.

Portanto, alerto sempre para o cuidado na hora de procurar.

Hoje em dia, surgiram muitas "terapias alternativas", e que são alternativas, justamente por não seguirem um padrão. Ou seja, para esses terapeutas de terapias alternativas não existe um curso que a pessoa faz para aprender sobre demandas tão complexas quanto as que surgem em clínica. O problema não são as terapias em si, mas as curas que as pessoas prometem com essas terapias. Muitas vezes curas que nem mesmo a ciência descobriu.

Terapia pressupõe tratamento. No entanto, nem tudo que tem recebido o nome de terapia hoje em dia, visa promover saúde.


Diferenças:


Psicólogos são devidamente graduados (5 anos de graduação), e registrados no conselho, que fiscaliza e orienta práticas clínicas, além do código de ética que deve ser seguido pelo profissional. Muitas vezes, só a graduação em psicologia não é suficiente para lidar com as demandas psicológicas de outras pessoas. Para isso, bons profissionais da psicologia devem continuar estudando pela vida toda para se atualizarem. Estudar caso a caso, mas também se especializar em áreas específicas de atuação, com pós graduações, mestrados, doutorados, etc..


As demais terapias alternativas muitas vezes são baseadas em teorias sem muito fundamento científico, e sem evidências científicas sobre sua eficácia no tratamento de demandas de saúde mental.

Como não há estudos científicos sobre isso, não existe também uma formação em faculdades, universidades, etc. Saúde mental é algo muito delicado e muito perigoso de ser "tratado" por qualquer um.


O conhecimento científico para que trabalhemos no consultório atendendo pessoas em sofrimento, que estão pagando pelo tratamento não pode ser relativizado como se qualquer coisa fosse válida e estivesse tudo bem.

No âmbito da fé, as pessoas acreditam no que quiserem e buscam o que quiserem. Mas no papel de psicólogo, não estão pagando por um conhecimento qualquer, elas estão pagando por um profissional ético que precisa utilizar conhecimentos validados e científicos para o tratamento do sofrimento humano.


As terapias alternativas não substituem a psicoterapia para o tratamento de transtornos psicológicos, e outras demandas de saúde mental.


Ressalto que não sou contra essas terapias alternativas, e acredito que os dois serviços podem existir em harmonia, já que um não tem nenhuma relação com o outro. No entanto, o intuito desse texto é descrever as diferenças entre eles, para que as pessoas não confundam o que é, como funciona cada um deles, e quem são as pessoas que oferecem cada tipo de serviço. Cuidado com "não-psicólogos" que oferecem serviços que competem à profissionais da saúde. (Já tive pacientes, que antes de me procurar estavam em "terapia" com pessoas que diziam ser psicólogos, mas não eram).


Dica


Uma boa dica é sempre procurar o número do CRP do profissional que você está pensando em fazer psicoterapia/terapia. Ele deve estar nas páginas, sites e/ou outras plataformas onde essa pessoa oferece o serviço. Se não estiver, você pode pedir a ele/a. Psicólogos para atuarem precisam estar em dia com seu conselho, e assim estão aptos e de acordo com o código de ética, que garante o sigilo das sessões, dentre outras coisas. É um respaldo que você tem sobre o que será feito com as informações que você compartilha em sessões. No site do conselho federal de psicologia você pode procurar pelo nome completo do profissional, e então verificar se ele está com o cadastro devidamente ativo.


Quando você está com uma dor no corpo, você procura um médico especialista naquilo. Então porque para tratar sua saúde mental você deveria fazer o caminho contrário?

 
 
Captura de tela_6-6-2024_144533_www.bing.com.jpeg

Telefone/ Whatsapp: (16) 97407-9045

Junior de Aguiar Faria

Psicólogo Clínico- CRP: 06/178302

bottom of page