O que é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?
- Psicólogo Junior Faria
- 16 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2024

Existem vários teóricos e diversas abordagens no campo da psicologia. E na atuação em psicoterapia, principalmente, se faz necessário escolher uma abordagem para desenhar os métodos a serem utilizados nos atendimentos.
Essas abordagens escolhidas por cada psicólogo definem a forma de trabalhar em sessão.
Questões como o sigilo, e demais tópicos do código de ética são dever comum a todo e qualquer psicólogo, independente da abordagem escolhida.
Eu escolhi a terapia cognitivo comportamental (TCC), pois, particularmente, acho que tem um efeito mais rápido em clínica. No entanto, vale lembrar que cada pessoa é única e nem sempre os "resultados" vão se dar na mesma velocidade e proporção.
Por TCC, como é chamada, compreendemos o modelo de psicoterapia desenvolvido por Aaron T. Beck por volta dos anos 1960. A princípio seria um modelo de psicoterapia breve, focada no presente, com o intuito de diminuir, se não extinguir crenças disfuncionais. É uma abordagem bastante direta, clara e muitas vezes conflitante. O seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento e crenças disfuncionais que estão na raiz do problema. A TCC trabalha em cima do modelo cognitivo, que basicamente é:
Eu tenho uma situação
Essa situação me gera pensamentos
Esses pensamentos me desencadeiam emoções
Essas emoções me levam a ter comportamentos
No entanto, só tenho esses pensamentos após a situação, porque tenho crenças que me levam a pensar dessa forma.
Nenhuma situação é exclusiva, mas nossa forma de reagir é. Isso porque desenvolvemos um repertório baseado na nossa história de vida. Com isso, por vezes desenvolvemos padrões de comportamento.
O psicólogo trabalha então como um modulador, ajudando o paciente a construir um novo repertório, conseguindo uma reestruturação cognitiva para flexibilizar os comportamentos do paciente.